top of page

Arquitetura sustentável não é o que você pensa

  • gabrielaregoarq
  • 22 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Existe um mito no imaginário coletivo de como seria um projeto de arquitetura sustentável. Provavelmente acreditam que seria um espaço cheio de plantas, rustico, muita madeira, pedras... De fato é possível que um projeto sustentável seja dessa forma. Mas a arquitetura sustentável não se resume a um estilo estético, ou a uma único jeito de ser feita. São diversas estratégias que podem ser aplicadas de diferentes formas de acordo com contexto, necessidades, orçamento, preferências.

Um exemplo é a Casa Pipa do escritório Bernardes Arquitetura. A casa foi concebida como protótipo de eficiência energética e controle tecnológico, com um sistema construtivo de madeira laminada colada de eucalipto que permitiu uma obra rápida é com poucos resíduos. Outras soluções utilizadas e que garantem a sustentabilidade do projeto são: construção elevada do solo - permite estanqueidade e ventilação do piso, sistemas modulares que facilitam manutenção, implantação que favorece ventilação natural, e paredes externas pensadas para um ótimo isolamento térmico e baixa manutenção.

Casa sustentável
Casa sustentável



Casa Pipa - Bernardes Arquitetura | Fotos: Ruy Teixeira


Outro ótimo exemplo é o edifício Parkside Carvoeira resultado da parceria entre Desterro Arquitetos, Parkside e Tecverde. Localizado em Florianópolis, a construção residencial é feita em wood-frame e é a mais alta deste tipo da América Latina. O sistema wood-frame é pré-fabricado assim porporciona agilidade e economia de recursos - gerando pouco resíduo e reduzindo drasticamente o uso de água. Com a intensão de promover a sustentabilidade desde o momento da escolha do terreno, e posteriormente durante o projeto na determinação da orientação solar do edifício, as decisões foram a favor de proporcionar conforto e a eficiência energética. Além disso, foram incluídas estratégias para a maximização da iluminação e ventilação natural e sombreamento a partir de vegetação na fachada.


Edifício sustentável
Edifício sustentável











Edifício Parkside - Desterro Arquitetos | Fotos: Lio Simas


Mais um exemplo é a Casa FED desenvolvida aqui na gabriela r. arquitetura. A residência em estrutura metálica embutida que permite rápida execução sem geração de resíduos em excesso. Como o terreno apresentava um declive, a casa foi elevada do solo, não gerando a necessidade de aterro. A escolha da distribuição dos cômodos, bem como da localização das janelas foi pensado para promover conforto térmico, favorecer iluminação e ventilação natural, assim gerando um menor uso de equipamentos mecânicos, poupando gasto energético.

Casa sustentável
Casa sustentável











Casa FED - Gabriela R. Arquitetura | Imagens Gabriela R. Arquitetura


A arquitetura sustentável pode contemplar diferentes escolhas estéticas, métodos construtivos, soluções de implantação, materiais, e outros. O que caracteriza a arquitetura sustentável é a intensão na aplicação das estratégias escolhidas em minimizar o desperdício de materiais e insumos, proporcionar economia durante e após a obra e promover conforto e bem estar dos ocupantes.

Aqui na gabriela r. arquitetura somos especialista em construções sustentáveis e podemos te oferecer as vantagens de uma residência pensada exclusivamente para você e suas necessidades sem deixar de considerar a preservação do meio ambiente.


Gabriela R, arquiteta especialista em construções sustentáveis.

Posts Relacionados

Ver tudo

תגובות


         (43) 99690-2104

gabrielarego.arq@gmail.com

Londrina, Paraná, Brasil.

entre em contato:

Sua mensagem foi enviada! Agradecemos o contato!

gabriela r. arquitetura + interiores

Londrina, Paraná, Brasil. |  Tel: +55 43 99690-2104  |  gabrielarego.arq@gmail.com

De segunda a sexta das 9h às 18h

instagram arquiteta gabriela
Entre em contato

© 2023 by L&T architects. Proudly created with Wix.com

bottom of page