Investir em eficiência energética faz você economizar
- gabrielaregoarq
- 14 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
A ideia de fazer um investimento é adquirir algo que vai te gerar um retorno financeiro dentro de um prazo. A eficiência energética é um campo importantíssimo da arquitetura sustentável que com certeza pode ser qualificado como um investimento.
Provavelmente a medida mais conhecida que é aplicada em favor da eficiência energética de uma construção é o uso de energia solar - seja como fonte de energia, seja para aquecimento de água. De fato, esse tipo de sistema colabora para diminuição de gasto de energia e consequentemente gera uma economia. Porém, existem outras ações que podem ser aplicadas para gerar redução no gasto energético.
Uma dessas ações é o posicionamento adequado das aberturas de uma construção em relação à trajetória solar - que é o traçado correspondente a onde sol nasce, atinge o ponto mais alto e se põe. Por exemplo: o lado de uma construção que está virado para o nascer do sol se beneficia com janelas para receber a luz e calor da manhã. Por sua vez, o lado voltado para onde o sol se põe é preferível que não tenha aberturas, pois pode sofrer com o ofuscamento da intensa luminosidade do sol e com a grande quantidade de calor que recebe.
Cada construção tem que ser analisada individualmente, de acordo com sua posição, rotação, construções ao entorno e localidade geográfica. Mas, se essas circunstâncias forem bem avaliadas, e as soluções certas aplicadas a cada caso, os usuários serão beneficiados com ambientes que recebem uma quantidade adequada de luz natural sem necessidade de acionar luzes artificiais e ainda evitará o recebimento de calor excessivo, reduzindo o uso de ar-condicionado e ventiladores.
Outra medida relacionada a janelas e aberturas e a proteção contra o ofuscamento, que consiste em permitir a entrada de luz de forma indireta no ambiente. Essa proteção pode ser feita através de beirais, pergolados, brises, bandejas de rebatimento, entre outros. Essas ações colaboram para a priorização da iluminação natural, assim diminui os custos de energia elétrica.
Ainda falando em aberturas, outra medida pode ser a colocação de janelas na direção das correntes de vento predominante. Isto, combinado a ventilação cruzada - que é abertura em parede oposta, criando entrada e saída de ar, é possível obter uma ventilação natural. Que também reduz o uso de ventilação e refrigeração artificial, portanto gerando economia no gasto com energia.
Uma medida que também gera economia relacionada ao uso de ventilação e refrigeração artificial é a escolha de materiais e revestimentos para as paredes externas da construção que minimizem a troca de calor, preservando a temperatura do ambiente interno. Isto inclui também a escolha de vidros para as janelas e portas. Existem vidros mais resistentes a essa entrada de calor.
Para além da intenção de gerar economia de energia durante o uso da construção, essas estratégias contribuem para um ambiente interno mais confortável quanto a iluminação, temperatura e ventilação. Quais serão as melhores ações dependerá da localidade, construções vizinhas, condições do terreno, orçamento disponível. Mas é possível perceber a diversidade de caminhos em potencial para alcançar uma casa confortável através de investimento que te geram economia.
Gabriela Rego, arquiteta que te garante economia.
Comments