top of page

Arquitetura Sustentável - O que significa sustentabilidade na arquitetura

  • gabrielaregoarq
  • 11 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de jun. de 2025

Sustentabilidade é uma palavra que vem sendo utilizada cada vez com mais frequência, seja pela mídia, ou nas redes sociais, nas campanhas de marketing, ou mesmo em empresas, em rodas de conversa. A palavra está em todo lugar! Ela entrou de vez na minha vida lá em 2017, junto com outros termos como minimalismo e vida saudável. Desde então venho entendendo tudo que a sustentabilidade de fato significa.

A relação óbvia que fazemos quando falamos em algo que é sustentável é que em alguma etapa - produção, vida útil e descarte, este algo apresenta estratégias que promovem a preservação do meio ambiente. Esta visão não está errada, de fato um dos pilares da sustentabilidade é a ecologia.

Porém existem outros tópicos que fazem parte da natureza da sustentabilidade. Para compreender o porquê esses outros pilares são importantes para a causa sustentável é necessário enxergar o meio ambiente de forma holística, entender que nós como sociedade diversa e desigual também fazemos parte desse ambiente natural.

Assim, fica fácil perceber que a economia, justiça social e multiplicidade cultural são também parte da sustentabilidade assim como a ecologia.

Dito isso, vamos falar finalmente da arquitetura sustentável!

Uma arquitetura pensada sobre pilares de sustentabilidade oferece ao seu usuário uma série de estratégias no campo da ecologia como um método de projeto adaptado para ecologia; materiais de menor ou nenhum impacto; sistemas eficientes - energia, iluminação, uso de água, ventilação e ar condicionado; procedimentos durante o estágio de obra que reduzem ou eliminam o impacto ambiental e/ ou o desperdício.

Mas, também, a arquitetura sustentável oferece economia, tanto como resultado do uso de sistemas mais econômicos, escolha de materiais que tenham maior vida útil, e preferência por um processo construtivo que evite desperdício, como também no entendimento de que o dinheiro também é um insumo a ser preservado. A arquitetura sustentável não tem como objetivo o luxo, a extravagância, mas sim e a eficiência, de forma que os investimentos são justificados pela segurança, qualidade e uso eficiente.

Ainda, as ações socialmente justas dentro da perspectiva da arquitetura sustentável estão relacionadas principalmente ao uso de materiais de origem responsável, à contratação justa e correta de profissionais em todas as etapas do projeto até à obra, e também a promoção de educação quanto a sustentabilidade. Por fim, o último pilar que corresponde a diversidade cultural se estabelece por meio do respeito às práticas construtivas locais, bem como dos materiais disponíveis localmente.

Ou seja, o impacto positivo de uma arquitetura estruturada sobre pilares sustentáveis atingem todos os envolvidos neste processo! Quem contrata um serviço de arquitetura sustentável garante economia no processo de projeto e obra, bem como durante o uso da construção. Mas os profissionais envolvidos e também a comunidade se beneficiam dessas escolhas pensadas nesse meio ambiente holístico.

A gabriela r. arquitetura é um escritório especializado em arquitetura sustentável, com um método de processo único de Boas práticas, que está pronto para te oferecer projetos exclusivos e com todos os benefícios que a arquitetura sustentável tem para oferecer. Para saber mais entre em contato.


Gabriela Rego, arquiteta especialista em arquitetura sustentável.


Comentários


         (43) 99690-2104

gabrielarego.arq@gmail.com

Londrina, Paraná, Brasil.

entre em contato:

Sua mensagem foi enviada! Agradecemos o contato!

gabriela r. arquitetura + interiores

Londrina, Paraná, Brasil. |  Tel: +55 43 99690-2104  |  gabrielarego.arq@gmail.com

De segunda a sexta das 9h às 18h

instagram arquiteta gabriela
Entre em contato

© 2023 by L&T architects. Proudly created with Wix.com

bottom of page