top of page

Do que é feita uma casa sustentável - Materiais Sustentáveis

  • gabrielaregoarq
  • 2 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de abr.

A parte de escolha de materiais que farão parte de uma construção é muito importante, do ponto de vista sustentável e financeiro. E para mim, o custo entra como elemento fundamental da sustentabilidade.

Os pontos que precisam ser analisados sobre os materiais são a extração de matérias primas, produção, transporte, descarte, resíduos e ainda o impacto na saúde dos trabalhadores em todos esses momentos. Ou seja, toda a cadeia produtiva é relevante para considerar um material sustentável ou não.

Porém, isto torna complexo escolher o material mais sustentável de todos. Por isso acho interessante analisarmos materiais a partir de comparações, colocando lado a lado materiais que podem ter o mesmo uso. E assim, a cada caso teremos uma resposta mais adequada e acredito que mais sustentável.

Partindo do começo, as construções precisam de uma estrutura. Alguns exemplos de materiais que são mais sustentáveis são:


  • Aço

O aço pode aparecer tanto na forma de estrutura metálica, como de steel-frame. Ambos os modelos são pré-moldados, o que resultam em uma montagem rápida, limpa, com pouco ou nenhum resíduo em canteiro de obra. Ainda, apresenta uma vida útil longa e seu descarte quando bem direcionado resulta em um altíssimo nível de reciclagem.


Casa estrutura metálica
Casa Z+V / Bon Studio | Foto: Mateo Soto y Mauricio Carvajal

Porém a mineração do ferro, que é a matéria prima do aço, tem um alto impacto ambiental. Além de poder trazer riscos a saúde dos trabalhadores em algumas etapas da produção.


  • Madeira

A madeira também pode ser utilizada em alguns modelos de estrutura em construções, como por exemplo o wood-frame, sistemas de pilar-viga em madeira maciça ou em outras formas como madeira laminada colada. Neste caso temos a vantagem de se tratar de um material natural, renovável, que pode ser plantado exclusivamente para esta função, assim não ocasionando desmatamento.

Outras vantagens são que a produção pode ser mais ecológica, durante o cultivo as árvores capturam carbono, e ainda existe a possibilidade de reciclagem ou reuso. Mas, também existe a questão do empobrecimento do solo após o plantio, transformando extensas áreas em áreas de solo infértil.


  • Bambu

Assim como a madeira, o bambu também carrega as vantagens de ser material natural, renovável, com captura de carbono na etapa de plantio. Porém ele é mais leve que a madeira, o que representa vantagem pois diminuí o peso da estrutura e gera economia da fundação. Além disse seu baixo peso contribui para um transporte e manuseio mais ágil, que contribui para uma obra mais rápida. O bambu é um material de alta resistência, oferece vedação térmica e acústica devido a suas características naturais.

Telhado de bambu
Projeto: Budi Prodono

Em contra partida, exige mão de obra especializada e tem como desvantagem ser mais inflamável e não ter uma padronização entre as peças, o que exige dos outros sistemas uma boa compatibilização.

Além desses materiais citados existem muitos outros que podem e devem ser analisados e considerados como escolhas sustentáveis para a construção. E em cada caso um se destacará pelo custo benefício, oferta do material e mão de obra.

Gabriela Rego, arquiteta e especialista em construções sustentáveis.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


         (43) 99690-2104

gabrielarego.arq@gmail.com

Londrina, Paraná, Brasil.

entre em contato:

Sua mensagem foi enviada! Agradecemos o contato!

gabriela r. arquitetura + interiores

Londrina, Paraná, Brasil. |  Tel: +55 43 99690-2104  |  gabrielarego.arq@gmail.com

De segunda a sexta das 9h às 18h

instagram arquiteta gabriela
Entre em contato

© 2023 by L&T architects. Proudly created with Wix.com

bottom of page