Roteiro exclusivo de projeto de arquitetura: boas práticas
- gabrielaregoarq
- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Durante uma disciplina da minha pós-graduação, tive que desenvolver um artigo que analisasse algumas certificações de sustentabilidade. Essas certificações desenvolvem selos que são concedidos a projetos ou edificações que cumpram uma série de critérios e outras ações extras. É comum que exista um sistema de pontuação, e quanto mais pontos atingidos é possível atingir selos mais altos e qualificados.
Com base em algumas discussões que já tinham sido levantadas durante o curso sobre o que faz uma construção ser considerada sustentável, minha colega e eu optamos por fazer uma análise comparativa que buscando identificar quais eram os critérios e diretrizes comuns em algumas certificações. Assim, pensamos ser um caminho para entender quais são as ações sustentáveis mais comuns apresentadas nessas certificações.
Assim nasceu nosso artigo: Identificação de boas práticas a partir da análise comparativa dos critérios abordados nas certificações CGB Brasil Casa, Selo Casa Azul e LEED Residential Single Family Homes. Que orgulhosamente apresentei no Encontro Nacional do Conforto no Ambiente Construído/ Encontro Latino-americano do Conforto no Ambiente Construído.
O desenvolvimento deste artigo me permitiu entender o que poderia ser uma checklist de boas práticas a serem aplicadas em meus projetos. Dessa forma, desenvolvi um roteiro de projeto de arquitetura único e exclusivo com diretrizes sustentáveis baseadas nas melhores certificações de sustentabilidade. O roteiro conta com 15 direcionamentos para a sustentabilidade a serem aplicados desde a escolha do terreno, no desenvolvimento do projeto, no decorrer da obra e também durante o uso e ocupação das construções. Sendo assim um processo holístico, que abrange todas as etapas da construção!
O roteiro exclusive de projeto baseado em boas práticas garante o desenvolvimento de um projeto sustentável de qualidade, que oferece diversas vantagens. Para entender tudo que um projeto sustentável pode oferecer, clique aqui!
Para saber mais sobre o método BP, clique aqui!
Para ler o artigo na integra, clique aqui!
Gabriela Rego, arquiteta especialista em construções sustentáveis.
Comentários